sábado, 30 de janeiro de 2010

Orgãos anexos

Língua: Músculo localizado na boca, está revestido por muitas papilas gustativas que detectam 4 sabores (salgado, doce, amargo e ácido).



Sabores que a papilas gustativas detectam:


legenda:
  • doce;
  • salgado;
  • ácido;
  • amargo.
Glândulas salivares: Localizam-se na cabeça e existem três pares: as parótidas que se localizam perto dos ouvidos, as sub-linguais que se localizam por baixo da língua na parte anterior e as sub-maxilares que se localizam debaixo do maxilar inferior na parte posterior. Segregam a saliva.

Dentes: Localizam-se nos maxilares. A parte exterior do dente é constituída por coroa (parte externa à gengiva), raíz (parte interna à gengiva) e colo (linha que separa a coroa da raíz). A raíz encontra-se encaixada no alvéulo dentário (orifício no maxilar, a prender o alvéolo à raíz encontra-se o cimento). A parte interna é constituída por camadas. A camada mais externa que é visível é o esmalte (protege a coroa). A estrutura do dente é o marfim ou dentina de composição muito semelhante ao osso, por dentro desta camada encontra-se a parte que lhe dá vida, a polpa dentária ( parte mole irrigada por vasos sanguíneos e um nervo que pode ter vários canais e que dão sensibilidade.
Existe 4 tipos de dentes:



Parte interior do dente:



Fígado: É o órgão mais volumoso e pesa cerca de 2,5Kg. Localiza-se na parte direita da cavidade abdominal ao lado do estômago. Tem forma de chapéu. Segrega a bílis que é armazenada na vesícula biliar. Possuí vários canais, o hepático transporta a bílis até ao canal cístico e este transporta a bílis para a vesícula biliar. Quando a bílis está a ser necessária, sai da vesícula biliar, passa para o canal colédoco e desagua no duodeno. Auto-regenera-se facilmente.


Pâncreas: É um orgão quer se encontra entalado entre o estômago e o intestino delgado na cavidade abdominal. Tem a forma de uma folha e segrega o suco pancreático que é conduzido para o duodeno através do canal pancreático, canal colédoco e desagua simultaneamente com a bílis no duodeno.

Sem comentários: